Mamoplastia de Redução e/ou Elevação
A cirurgia tem por objetivo reduzir o volume das mamas, simetrizá-las e dar formas harmoniosas às mamas. As técnicas são variadas e escolhidas para cada caso específico. Pode ser realizada apenas a correção da ptose das mamas (mamas caídas), sem necessidade
de reduzi-las.
A escolha da técnica e, conseqüentemente, da cicatriz resultante, depende do tipo da mama, do excedente de pele e do volume de glândula mamária a ser removido. Normalmente as cicatrizes de mamaplastia redutora ficam com bom aspecto e tornam-se mais discretas após um ano da operação, exceto em pessoas com problemas cicatriciais. No pré-operatório, o principal cuidado recomendado é a abstenção do fumo para as pacientes tabagistas.
Após a cirurgia, a paciente é orientada quanto aos movimentos com os membros superiores que não poderá realizar nas primeiras semanas; recomenda-se evitar carregar peso e proteção solar por 6 meses.
Recomendaçoes sobre a Mamoplastia de Redução e/ou Elevação
Pré-Operatório
– Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe, indisposição ou antecipação do período menstrual.
– Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.
– Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia.
– Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 15…. dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
– Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente ….5..dias.
Pós-Operatório
– Evite esforços nos 30 primeiros dias.
– Não movimente os braços em excesso. Obedeça as instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativas à movimentação dos membros superiores.
– Evite molhar o curativo, até que seja autorizada a fazê-lo.
– Não se exponha ao sol ou friagem, até segunda ordem.
– Siga rigorosamente as prescrições médicas.
– Alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação).
– Volte ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.
– Consulte este Folheto de Instruções quanto à evolução pós-operatória, tantas vezes quanto necessário.
– Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.
– Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.