Abdominoplastia

Abdominoplastia

A cirurgia plástica de abdomen é indicada para pessoas que apresentam problemas de contorno abdominal, onde há sobras de pele e de gordura, particularmente aqueles pacientes que emagreceram e ficaram com sobras de pele na barriga e em mulheres que já tiveram filhos.

Esta cirurgia possibilita remoção do excesso de pele e do de tecido adiposo (gorduroso) e permite, ainda, reparar a musculatura do abdomen, que na maioria das vezes encontra-se flácido. A cirurgia oferece uma correção do contorno abdominal bastante satisfatória, com melhora acentuada da silhueta do paciente.

É importante que os pacientes que estejam acima do peso emagreçam antes da operação. Tabagistas são aconselhados a abandonar o cigarro pelo menos três semanas antes da cirurgia. No pós-operatório o paciente precisa andar levemente curvado nas primeiras três semanas, esforços físicos, atividades desportivas, somente após três meses e exposição ao sol somente após 6 meses.

Recomendaçoes sobre a Abdominoplastia

Pré – Operatório

– Comunicar-se conosco até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
– Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
– Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
– Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.
– Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 semanas.

Pós – Operatório

-Evitar esforços por 15 dias.
-Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentada, assim como evitar ao máximo escadas longas.
-Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (10 dias).
-Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 2 semanas.
-Andar com ligeira flexão (curvada) do tronco e manter passos curtos, por um período de 14 a 20 dias.
-Obedecer à prescrição médica.
-Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
-Consulte este folheto de instruções quanto à sua evolução pós-operatória, tantas vezes quanto necessário.
-Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de se esquecer que foi operada(o) recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.
-Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco quaisquer dúvidas.
-Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8o. dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado por um ou mais pontos de cicatriz. Não se preocupe se isto lhe ocorrer. É a “lipólise” ( ou seroma – liquifação da gordura residual ), que não significa absolutamente complicação.
-Alimentação normal (salvo em casos especiais).
-Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.